Psicologia

Psicologia

É a ciência que se dedica a estudar o indivíduo em sua essência: sua mente, razão, instintos, desejos, emoções, comportamentos e seus conflitos nas relações com os outros e consigo mesmo.

A psicologia apresenta um quadro amplo de psicoterapias, que objetivam auxiliar o indivíduo a lidar com suas emoções e com seus conflitos psicológicos.

As angústias, medos, ansiedades, os problemas de relacionamento, as depressões e tantas outras dificuldades e inquietações que dificultam ou, até mesmo, impedem o desenvolvimento saudável da vida da pessoa que sofre por não saber lidar com elas. A psicoterapia é o caminho de enfrentamento dessas questões que incomodam.

Alguns benefícios que um bom processo psicoterapêutico poderá trazer:

  • Compartilhar um conflito interior com um profissional especializado, já ajuda a aliviar a pressão causadora de sofrimento. Ajudará a lidar com seus limites, sentimentos, as insatisfações e frustrações.

  • Aumentar a percepção a respeito de qualidades positivas e negativas de forma a poder utilizá-las mais a favor de si mesmo.

  • Auxiliar na modificação de comportamentos e hábitos prejudiciais.

  • Favorecer a liberação de sentimentos indesejáveis, ilusões, racionalizações e equívocos sobre si mesmo e sobre os outros.

  • Resgatar a auto-estima.

  • Permitir a tomada de decisões mais conscientes para sua vida auxiliando a visualização de outras possibilidades.

Indicações para Psicoterapia:

Problemas de relacionamento interpessoal com a família, amigos, colegas de trabalho, cônjuge, Timidez, Depressão, Stress, Insegurança, Dificuldades Afetivas, Incapacidade para lidar com mudanças, Fobias, Pânico, Alterações frequentes de humor, Transtorno de ansiedade, Transtorno obsessivo-compulsivo, Transtornos alimentares, Problemas sexuais, Doenças psicossomáticas, Orientação vocacional, Crises de transição das fases da vida como adolescência, maturidade, envelhecimento.

Quanto mais cedo se procura ajuda, mais cedo se diagnostica e se trata o problema.

O sucesso da terapia ocorrerá como resultado do trabalho e do comprometimento do terapeuta e do paciente.

TERAPIA COGNITIVO -COMPORTAMENTAL (TCC)

A abordagem principal psicoterapêutica do grupo THECON – Terapia & Consultoria é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).

A Terapia Cognitivo Comportamental constitui-se de uma integração de conceitos e técnicas cognitivas e comportamentais. É uma das abordagens psicoterapêuticas de maior eficácia na atualidade, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a APA (American Psychological Association). A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem diretiva, estruturada, de curto prazo, eficaz para vários transtornos psicológicos, como: ansiedade generalizada, depressão, déficit de atenção e hiperatividade, estresse, síndrome do pânico, fobias, timidez, obsessões e compulsões, dependência química, problemas conjugais, dificuldades nos relacionamentos, etc.

A TCC é indicada para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

A terapia cognitivo comportamental tem em Aaron Beck da Universidade da Pensilvânia (EUA) seu principal autor. As pesquisas iniciais se deram na década de 70. Suas bases teóricas são a fenomenologia, a teoria estrutural e a psicologia cognitiva.

Como pressuposto básico coloca que a maneira como os indivíduos percebem e estruturam o mundo, determina suas emoções e comportamento.

Apesar de utilizar elementos da terapia comportamental, encara que a origem dos comportamentos é resultado dos processos mediacionais cognitivos (pensamentos) e os problemas comportamentais advém dessas cognições distorcidas. A superação destes passaria por uma mudança dessas crenças disfuncionais básicas.

section overline

Fale com um profissional agora mesmo e agende sua consulta!